Filtrando lotes de arquivos

Disponível à partir da versão 2.8, a filtragem de lotes de arquivos tem como objetivo realizar a filtragem de vários arquivos no formato TXT em um único processamento. Essa opção é interessante quando temos um jogo de grande porte onde queremos realizar a filtragem sem ter a necessidade de fazer manualmente arquivo por arquivo. Além disso sua principal característica é não sobrecarregar a memória RAM do sistema, uma vez que é feita a leitura dos arquivos linha a linha.

Como funciona?

Primeiramente o sistema realiza uma pré leitura de todos os arquivos com objetivo de ler alguns metadados que serão utilizados no processamento.

Após essa etapa, cada arquivo e lido um por vez aplicando os filtros selecionados. Essa leitura é feita diretamente no disco, afim de não sobrecarregar a memória RAM do sistema. O ponto fraco e que uma leitura desse tipo se torna mais lenta do que se os arquivos fosse disponível na memória do sistema. A vantagem é que não há uma sobrecarga, sendo que ler um arquivo de 10 mil ou 10 milhões não interfirira no desempenho do seu sistema operacional. Caso tenha um SSD esse processo será mais rápido que um HD convencional.

No processo de leitura, os jogos que não corresponde a filtragem são copiados para a memória do sistema, tendo como limite máximo 250.000 jogos. Caso esse valor seja ultrapassado, o arquivo é salvo em disco com um prefixo de contador lendo assim a próxima linha de jogos e assim sucessivamente.

No final você poderá ter um ou vários arquivos com os jogos já filtrados. Como falado anteriormente, apesar de ser um processo mais lento em tese você poderia filtrar um jogo completo da Mega Sena com poucos recursos de sistema, realizando assim uma filtragem completa.

Como filtrar?

O processo é bem simples para esse procedimento.

  1. Vá até o módulo Filtros;
  2. Selecione o tipo de jogo que deseja filtrar;
  3. Ative o checkbox com a opção de “Filtrar arquivos em lotes”;
  4. Adicione os filtros desejados;
  5. Adicione os arquivos no formato TXT na sua lista de arquivos a serem filtrados, clicando no botão (+) Adicionar. Caso queira eliminar um arquivo da lista, use botão (-) Remover. Esse processo em si só irá eliminar o arquivo em lista e não fisicamente;
  6. Define o nome do arquivo dos jogos que serão filtrados;
  7. Determine a quantidade máxima de linhas que esse arquivo deverá conter, sendo o mínimo 5.000 e o máximo 250.000. Caso seja ultrapassado esse limite, seu jogo será dividido em outro arquivo, contendo o nome solicitado com prefixo de contador;
  8. Clique em Filtrar e aguarde o processo de filtragem.

Compartilhar este post

Insira Comentário