Processo de desenvolvimento de templates de impressão

Iremos relatar os processo básico para a criação do modelo de template de impressão, que são os arquivos utilizados pelo Joga Loterias Profissional para realizar a impressão de cartões, tanto de volantes oficiais da CEF como da impressão realizada em papel no formato A4 (sulfite).

Novos templates (volantes)

Tudo começa com a necessidade de um novo template que é disponibilizado pela CEF. Nesse processo às vezes encontramos um grande problema, pois nem todas as casas lotéricas em tese possuem os novos volantes disponiblizados.
As vezes temos um pedido de um novo volante já disponibilizado, porém ainda não temos o mesmo disponível em toda as casas lotéricas. Alguns clientes tentam nos ajudar enviado o modelo escaneado porém isso só ajuda em partes, pois com o volante escaneado em tese conseguimos pegar as métricas, porém para os testes finais precisamos dos volantes oficiais para testes.

Desenvolvimento dos templates

Com o novo volante em mãos, iremos realizar o seguintes processos, que são:

  1. Escaneamento do volante: neste momento, iremos escanear o volante em no máximo de 96dpi para termos quase o tamanho proporcional do mesmo;
  2. Criação da máscara: com isso, iremos realizar as métricas de todos os pontos possíveis de impressão que o sistema pode marcar na impressão, que pode ser: os números impressos, quantidade de jogos e as variantes que podem ser supresinha ou teimosinha;
  3. Testes finais: após esse desenvolvimento, iremos realizar os testes finais em cada tipo de impressão: volantes oficiais ou impressão papel A4.

Volantes oficiais

No volante da CEF apenas após realizar as métricas possivéis, realizamos os testes de impressão e regulamos alguns ajustes na máscara se tiver muito exorbitante. Na maioria das vezes, as medidas de topo e esquerda já resolve os ajustes.
Vale ressaltar que apesar de o mesmo ja vier metricamente ajustado, isso pode variar de impressora, pois algumas tem diferença nessas posições. Por isso é sempre bom ajustar de acordo com o seu modelo através do topo e esquerda.

Vários testes, até chegar no ponto satisfatório

Impressão A4

Impressão em A4 e sua validação de testes

Esse é sem dúvida o modelo mais complicado e o mais demorado para se obter ajuste. Isso por que ele precisa de algumas metricas adicionais, como:

  • Não há ajuste de topo e esquerda, pois como o mesmo é impresso diretamente na folha de sulfite, isso não é necessário;
  • Além de possuir todas as métricas do volante oficial, temos que criar também os códigos de cada jogo, presente em barras horizontais e verticais. Alguns clientes cometem o erro de realizar a impressão no volante oficial em papel A4 e o mesmo acaba sendo recusado pela lotérica por falta desses códigos;
  • Além do mais, os ajuste tem que ser praticamente precisos, pois precisamos clonar o mesmo volante numa folha sulfite.

Por isso sempre aconselhamos se possível, sempre realizar a impressão nos volantes oficiais, pois a impressão em folha A4 caso o cliente recorte muito errado a divisão das folhas, ele pode abaixar o nivelamento de impressão e assim o sistema interpretar como errado alguns parâmetros dos jogos. Só use essa modalidade caso necessite realizar algum jogo de maneira urgente, onde não tem por exemplo os volantes em mãos.

Testes Finais

Após a impressão realizada e vendo que visualmente os mesmos estão dentro do nosso quesito de qualidade, levamos os cartões impressos tanto em volantes como na impressão em A4 nas casas lotéricas. Realizamos os testes em algumas lotéricas e verificamos se tudo foi aceito e corresponde ao padrão de jogo solicitado.

Algumas vezes por parte da assistente em algumas lotéricas, elas confundem a posicão de como colocar o volante impresso em A4 de maneira invertida, sendo que assim o sistema não interpreta corretamente. Após realizar o modo inverso, o mesmo ocorre de maneira satisfatória. Por isso fique atento caso tenha problemas desse tipo.

Compartilhar este post

Insira Comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.